Weby shortcut
Youtubeplay

Histórico

Atualizado em 14/01/16 09:50.
  • A criação da ação de extensão Centro de Línguas surgiu, em 1994, da constante solicitação de cursos de língua portuguesa e de línguas estrangeiras que a Faculdade de Letras (FL/ UFG) recebia das demais unidades da UFG. Como consequência da falta de um quadro de pessoal suficiente para atender essas solicitações, a FL/ UFG optou pelo oferecimento de cursos semestrais adaptados às necessidades da comunidade universitária (professores, funcionários técnico-administrativos e alunos) e da comunidade externa à UFG.
  • O ensino de línguas estrangeiras com fins específicos, independente da oferta de disciplinas curriculares dos Cursos da Graduação da UFG, já se realizara, com caráter extraordinário, na FL/ UFG, atendendo a solicitações de docentes e de alunos candidatos a bolsas no exterior. O domínio de línguas estrangeiras tornara-se um requisito para participar dos programas de intercâmbio no exterior que começaram a ser frequentes na UFG a meados da década de 1990. Cumpre também mencionar que, em 1994, o DDRH/ UFG solicitou cursos para funcionários técnico-administrativos; esses cursos foram desenvolvidos por docentes da FL/ UFG com a ajuda de monitores. Além disso, a meados da década de 1990, a informática e a internet tornaram-se mais acessíveis, o qual aumentou a necessidade de saber línguas estrangeiras para poder fazer a leitura de páginas do exterior. Esses fatores redundaram na necessidade de criação do Centro de Línguas da Faculdade de Letras da UFG (CL/ FL/ UFG).
  • A pertinência da criação da ação de extensão Centro de Línguas tem sido assinalada pelas cifras. No segundo semestre de 1995, o CL/ FL/ UFG teve 175 alunos matriculados nos seus cursos. No segundo semestre de 2003, o CL/ FL/ UFG contou com 1.103 alunos matriculados. No primeiro semestre de 2012, o CL/ FL/ UFG teve 2.428 alunos matriculados. Na atualidade, O CL/ FL/ UFG é a Ação de Extensão n. 113 da FL/ UFG.

Coordenadores do Centro de Línguas da Faculdade de Letras/ UFG

 

  • Profa. Valdirene M. de Araújo Gomes, de março de 2014 a março de 2016
  • Prof. Antón Corbacho Quintela, de janeiro de 2011 a fevereiro de 2014
  • Profa. Valdirene M. de Araújo Gomes, de julho de 2006 a dezembro de 2010
  • Prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo, de março de 2001 a julho de 2006
  • Prof. Alexandre de Araújo Badim, de abril de 1998 a fevereiro de 2001
  • Prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo, de março de 1995 a março de 1998
  • Prof. Anselmo Pessoa Neto, coordenador dos primeiros cursos em 1994

Listar Todas Voltar