Normas para Alunos

Atualizado em 12/02/19 09:55.

Universidade Federal de Goiás (UFG)
Faculdade de Letras (FL)
Centro de Línguas (CL)
– Normativa orgânica do CL/ FL/ UFG –
NORMAS PARA OS ALUNOS DO CL/ FL/ UFG

Cumpre que os alunos do Centro de Línguas da Faculdade de Letras da UFG (CL/ FL/ UFG) saibam e aceitem que

1. o Centro de Línguas é uma ação de extensão e cultura da Faculdade de Letras da UFG.
    2. o Regulamento do CL/ FL/ UFG está disponível na página do projeto: <http://www.letras.ufg.br/centrodelinguas/index.php>.
    3. há três taxas de matrícula: (I) a dos alunos da Faculdade de Letras/ UFG, (II) a da comunidade universitária da UFG sem vínculo com a FL/ UFG e (III) a da comunidade em geral.
    4. o aluno do CL procedente da UFG (professor, servidor TAE ou discente) deverá comprovar, a cada semestre, o seu vínculo com a UFG. Esse vínculo é comprovado mediante os seguintes documentos: contracheque (para professor ou servidor TAE), comprovante de matrícula, declaração de matrícula ou carteira da Biblioteca Central/ UFG do semestre corrente ou do semestre anterior (para alunos).
    5. a frequência mínima de assistência a cada nível é 75%. Não há abono de faltas.
    6. o aluno poderá trancar a matrícula somente até a N1 (primeira prova escrita) desde que sejam, por motivos acadêmicos, profissionais ou de saúde com justificativa ou atestado médico e deverá ser paga uma taxa de trancamento de R$ 50,00. O trancamento de matrícula é válido apenas para o semestre vigente e garante a vaga para o semestre seguinte, mas não o(s) dia(s) e o horário.
    7.  Não há devolução da taxa de matrícula. Salvo a turma na qual o aluno está matriculado for cancelada.
    8. as provas, orais e escritas, são bimestrais. A média de aprovação é 7,0 (sete).
    9. o aluno aprovado e o aluno reprovado terão a sua vaga garantida no seguinte semestre, caso renovem a sua matrícula no dia estabelecido para os veteranos do seu curso. Garante-se a vaga, mas não o(s) dia(s) e o horário.
    10. o aluno veterano, para se matricular no nível seguinte, deverá apresentar a guia com o resultado final do nível anterior.
    11. não será permitido ao aluno reprovado, ou ao aluno já matriculado em uma turma regular, fazer prova de exame de nível.
    12. O exame de nível só será válido para o semestre corrente (para candidatos as vagas dos cursos do CL).
    13. as bolsas para estudar no CL/ FL/ UFG são semestrais. Caso o bolsista reprove por faltas ou por média, tranque a matrícula ou abandone o curso, perderá o direito à bolsa no CL/ FL/ UFG.
    14. não será permitida a troca de turma ou de turno. Em casos excepcionais, (via formulário na página do CL) essa troca poderá ser solicitada por escrito na Secretaria do CL/ FL/ UFG. A solicitação será analisada pela Coordenação do CL/ FL/ UFG, a única instância que pode autorizar essa troca.
    15. não há, em consonância com as normas da UFG, a categoria aluno ouvinte no CL/ FL/ UFG.
    16. a Secretaria do CL/ FL/ UFG não comunica notas aos alunos por telefone.
    17. A Declaração de fim de semestre será entregue exclusivamente pelo instrutor em sala de aula e todos os documentos relativos à avaliação: exercícios, provas e notas.
    18. a solicitação de prova de segunda chamada deverá ser feita via formulário disponível na página do CL e deverá apresentar justificativa acompanhada de documentação comprobatória (acadêmica, profissional ou atestado de saúde). Caso o aluno não tenha justificativa, deverá pagar uma taxa de R$ 50,00 para realização da prova.
    19. poderá ser solicitada, via formulário da página do CL, a revisão de nota (N1 e N2) até setenta e duas (72) horas após a divulgação da nota na sala de aula pelo correspondente instrutor. A solicitação deverá ser formalizada por meio de requerimento fundamentado, dirigido ao Coordenador. A revisão de nota caberá ao supervisor responsável pelo instrutor. Da decisão final do supervisor responsável pelo instrutor não caberá recurso.