Normas para Alunos

Atualizado em 14/01/16 10:02.

Universidade Federal de Goiás (UFG)
Faculdade de Letras (FL)
Centro de Línguas (CL)
– Normativa orgânica do CL/ FL/ UFG –
NORMAS PARA OS ALUNOS DO CL/ FL/ UFG

Cumpre que os alunos do Centro de Línguas da Faculdade de Letras da UFG (CL/ FL/ UFG) saibam e aceitem que

1. o Centro de Línguas é uma ação de extensão e cultura da Faculdade de Letras da UFG.
    2. o Regulamento do CL/ FL/ UFG está disponível na página do projeto: <http://www.letras.ufg.br/centrodelinguas/index.php>.
    3. há três taxas de matrícula: (I) a dos alunos da Faculdade de Letras/ UFG, (II) a da comunidade universitária da UFG sem vínculo com a FL/ UFG e (III) a da comunidade em geral.
    4. o aluno do CL procedente da UFG (professor, servidor TAE ou discente) deverá comprovar, a cada semestre, o seu vínculo com a UFG. Esse vínculo é comprovado mediante os seguintes documentos: contracheque (para professor ou servidor TAE), comprovante de matrícula, declaração de matrícula ou carteira da Biblioteca Central/ UFG do semestre corrente ou do semestre anterior (para alunos).
    5. a frequência mínima de assistência a cada nível é 75%. Não há abono de faltas.
    6. o aluno poderá trancar a matrícula somente até a N1 (primeira prova escrita) desde que sejam, por motivos acadêmicos, profissionais ou de saúde com justificativa ou atestado médico e deverá ser paga uma taxa de trancamento de R$ 50,00. O trancamento de matrícula é válido apenas para o semestre vigente e garante a vaga para o semestre seguinte, mas não o(s) dia(s) e o horário.
    7.  Não há devolução da taxa de matrícula. Salvo a turma na qual o aluno está matriculado for cancelada.
    8. as provas, orais e escritas, são bimestrais. A média de aprovação é 7,0 (sete).
    9. o aluno aprovado e o aluno reprovado terão a sua vaga garantida no seguinte semestre, caso renovem a sua matrícula no dia estabelecido para os veteranos do seu curso. Garante-se a vaga, mas não o(s) dia(s) e o horário.
    10. o aluno veterano, para se matricular no nível seguinte, deverá apresentar a declaração de conclusão do nível anterior.
    11. não será permitido ao aluno reprovado, ou ao aluno já matriculado em uma turma regular, fazer prova de exame de nível.
    12. as bolsas para estudar no CL/ FL/ UFG são semestrais. Caso o bolsista reprove por faltas ou por média, tranque a matrícula ou abandone o curso, perderá o direito à bolsa no CL/ FL/ UFG.
    13. não será permitida a troca de turma ou de turno. Em casos excepcionais, (via formulário na página do CL) essa troca poderá ser solicitada por escrito na Secretaria do CL/ FL/ UFG. A solicitação será analisada pela Coordenação do CL/ FL/ UFG, a única instância que pode autorizar essa troca.
    14. não há, em consonância com as normas da UFG, a categoria aluno ouvinte no CL/ FL/ UFG.
    15. a Secretaria do CL/ FL/ UFG não comunica notas aos alunos por telefone.
    16. A Declaração de fim de semestre será entregue exclusivamente pelo instrutor em sala de aula e todos os documentos relativos à avaliação: exercícios, provas e notas.
    17. a solicitação de prova de segunda chamada deverá ser feita via formulário disponível na página do CL e deverá apresentar justificativa acompanhada de documentação comprobatória (acadêmica, profissional ou atestado de saúde). Caso o aluno não tenha justificativa, deverá pagar uma taxa de R$ 50,00 para realização da prova.
    18. poderá ser solicitada, via formulário da página do CL, a revisão de nota (N1 e N2) até setenta e duas (72) horas após a divulgação da nota na sala de aula pelo correspondente instrutor. A solicitação deverá ser formalizada por meio de requerimento fundamentado, dirigido ao Coordenador. A revisão de nota caberá ao supervisor responsável pelo instrutor. Da decisão final do supervisor responsável pelo instrutor não caberá recurso.