Normas para Alunos

Atualizado em 02/04/19 19:08.

Universidade Federal de Goiás (UFG)
Faculdade de Letras (FL)
Centro de Línguas (CL)
– Normativa orgânica do CL/ FL/ UFG –
NORMAS PARA OS ALUNOS DO CL/ FL/ UFG

Cumpre que os alunos do Centro de Línguas da Faculdade de Letras da UFG (CL/ FL/ UFG) saibam e aceitem que:

1. O Centro de Línguas é uma ação de extensão e cultura da Faculdade de Letras da UFG.
    2. O Regulamento do CL/ FL/ UFG está disponível na página do projeto: <http://www.letras.ufg.br/centrodelinguas/index.php>.
    3. Há três taxas de matrícula: (I) a dos(as) alunos(as) da Faculdade de Letras/ UFG; (II) a da comunidade universitária da UFG sem vínculo com a FL/ UFG; e (III) a da comunidade em geral.
    4. O(A) aluno(a) do CL procedente da UFG (professor(a) servidor(a) TAE ou discente) deverá comprovar, a cada semestre, o seu vínculo com a UFG. Esse vínculo é comprovado mediante os seguintes documentos: contracheque (para professor(a) ou servidor(a) TAE), notificação de mtrícula, comprovante de matrícula, declaração de matrícula ou carteira da Biblioteca Central/ UFG do semestre corrente ou do semestre anterior (para alunos(as)).
    5. A frequência mínima de assistência a cada nível é 75%. Não há abono de faltas.
    6. Para trancar a matrícula, os(as) alunos(as) do Centro de Línguas deverão acompanhar o período de trancamento informado no Calendário para Matrícula divulgado a cada semestre.
    7. O trancamento de matrícula é válido apenas para o semestre vigente e garante a vaga para o semestre seguinte, mas não o(s) dia(s) e o horário.
    8. O trancamento possui o valor de R$ 50,00 por semestre.
    9. O(A) aluno(a) matriculado(a) nas turmas do CL no semestre correspondente à solicitação de trancamento poderá trancar a matrícula somente até a N1 (primeira prova escrita) desde que seja por motivos acadêmicos, profissionais ou de saúde com justificativa ou atestado médico.
    10. Não há devolução da taxa de matrícula. Salvo no caso em que a turma na qual o(a) aluno(a) está matriculado(a) for cancelada.
    11. As provas, orais e escritas, são bimestrais. A média de aprovação é 7,0 (sete).
    12. O(A) aluno(a) aprovado(a) e o(a) aluno(a) reprovado(a) terão a sua vaga garantida no seguinte semestre, caso renovem a sua matrícula no dia estabelecido para os veteranos do seu curso. Garante-se a vaga, mas não o(s) dia(s) e o horário.
    13. O(A) aluno(a) veterano(a), para se matricular no nível seguinte, deverá apresentar a guia com o resultado final do nível anterior.
    14. Não será permitido ao(a) aluno(a) reprovado(a), ou ao(a) aluno(a) já matriculado(a) em uma turma regular, fazer prova de exame de nível.
    15. O exame de nível só será válido para o semestre corrente (para candidatos(as) às vagas dos cursos do CL).
    16. As bolsas para estudar no CL/ FL/ UFG são semestrais. Caso o(a) bolsista reprove por faltas ou por média, tranque a matrícula ou abandone o curso, perderá o direito à bolsa no CL/ FL/ UFG.
    17. Não será permitida a troca de turma ou de turno. Em casos excepcionais (via formulário na página do CL), essa troca poderá ser solicitada por escrito na Secretaria do CL/ FL/ UFG. A solicitação será analisada pela Coordenação do CL/ FL/ UFG, a única instância que pode autorizar essa troca.
    18. Não há, em consonância com as normas da UFG, a categoria aluno ouvinte no CL/ FL/ UFG.
    19. A Secretaria do CL/ FL/ UFG não comunica notas aos(às) alunos(as) por telefone.
    20. Todos os documentos relativos à avaliação, exercícios, provas e notas, serão entregues exclusivamente pelo instrutor(a) em sala de aula.
    21. A declaração de fim de semestre será entregue, apenas quando solicitada, exclusivamente na Secretaria do Centro de Línguas após o início das aulas do semestre seguinte.
    22. A solicitação de prova de segunda chamada deverá ser feita via formulário disponível na página do CL e deverá apresentar justificativa acompanhada de documentação comprobatória (acadêmica, profissional ou atestado de saúde). Caso o(a) aluno(a) não tenha justificativa, deverá pagar uma taxa de R$ 50,00 para realização da prova.
    23. Poderá ser solicitada, via formulário da página do CL, a revisão de nota (N1 e N2) até setenta e duas (72) horas após a divulgação da nota na sala de aula pelo(a) correspondente instrutor(a). A solicitação deverá ser formalizada por meio de requerimento fundamentado, dirigido ao Coordenador. A revisão de nota caberá ao(a) supervisor(a) responsável pelo(a) instrutor(a). Da decisão final do supervisor(a) responsável pelo(a) instrutor(a) não caberá recurso.