Weby shortcut
Ufg logo
Youtubeplay

Ementa e Programa Alemão

Atualizado em 01/04/16 09:35.

•    MÓDULO I (LIÇÕES 1 E 2 DO THEMEN 1)
Ler e pronunciar: o alfabeto – fonética e particularidades da língua alemã. Os números cardinais e operações matemáticas básicas. Técnicas de cumprimentar, apresentar-se e soletrar nomes. Telefonema simples, comunicação de números de telefone e de dados pessoais. Elaboração de um minicurrículo, indicando profissão, estado civil e atividades de preferidas. Questões simples usando: quem, qual, onde, de onde, para onde etc.

Objetivos principais:Capacitar o aluno adulto brasileiro e sem conhecimentos, com noções da pronúncia do Alemão. Obter informações sobre a Alemanha, a Áustria e a Suíça, onde o idioma materno é Alemão. Adicionalmente, desinibir o aluno diante de um idioma estrangeiro, principalmente durante conversação em voz alta, possibilitando com isso que o mesmo vença os impedimentos naturais durante os primeiros contatos com povos e hábitos estrangeiros.


•    MÓDULO II (LIÇÕES 3, 4 E 5 DO THEMEN 1)
Objetos dentro da casa: Denominar e descrever os objetos do nosso ambiente. Entender e anotar valores durante um processo de compra. Corrigir afirmações e aplicação da negação. Comer e beber: descrever hábitos de alimentação. Comportamentos no restaurante. Elogios e reclamações na mesa. Fazer compras no supermercado e na feira. Lazer e passatempos: ler placas de aviso, pedir informações, marcar encontros e escrever cartão postal. Informar a hora.

Objetivos principais:O aluno é introduzido à linguagem funcional e básica do dia-a-dia. Introdução à cultura e comida alemã. Elaboração das diferenças entre hábitos brasileiros e alemães. Frases de estrutura simples e inteiramente no presente. Substantivos usados no singular e plural com os devidos artigos e casos (nominativo e acusativo). Treinar o aluno para ler, entender e selecionar informações, faladas e escritas.


•    MÓDULO III: (LIÇÕES 6 E 7 DO THEMEN 1)
Habitação: situação de alugar um apartamento, a compra de um móvel, cumprir normas de condomínio. Gramática: Objeto no acusativo e preposições in, an, auf. Uso de verbos modais. Saúde e o corpo humano: partes do corpo humano, denominar doenças, visita ao médico, relato de acidente. Gramática: passado perfeito e formar o particípio imperativo.
Histórias: contar o que passou no dia, um artigo do jornal, relato cronológico do dia. Gramática: formas do passado, perfeito e pretérito e pronomes pessoais no acusativo.

Objetivos principais:Os alunos já têm conhecimentos dos números e datas falados em alemão e uma noção da pronuncia da língua alemã. Nesta unidade são treinadas as habilidades de construir frases completas de estrutura simples. Aprender a relatar uma história acontecida no seu dia-a-dia. Aprender articular-se, indicando uma necessidade pessoal. Continuar uma ilustração das particularidades geográficas e sociais do povo alemão, seus hábitos e comportamentos. Também em destaque: identificar as diferenças entre hábitos brasileiros e alemães. O aluno é treinado no uso do passado.


•    MÓDULO IV: (LIÇÕES 8, 9 E 10 DO THEMEN 1)
Navegação na cidade: Descrever o caminho dentro da cidade; conhecer algumas cidades alemãs, programas turísticos e mudanças em Berlin.
Fazer compras e dar presentes: expressar desejos, fazer, aceitar e recusar propostas de presentes, escrever convites. Gramática: dativo; comparativo e superlativo.
Língua e cultura alemã: fazer indicações biográficas e geográficas, assim como, perguntar o caminho. Gramática: Genitivo.

Objetivos principais:Essa unidade deve fornecer mais segurança em orientar e comunicar-se como turista no exterior, quebrando barreiras do idioma. O aluno domina a estrutura da oração simples e perguntas. Incentivar o aluno a usar os substantivos em todos os quatro casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo. Incentivar à redação de próprios textos, incluindo as formas do passado, no perfeito ou pretérito. Treinar a participar em diálogos típicos na vida social: entre amigos, colegas de trabalho e chefia.


•    MÓDULO V: (LIÇÕES 1, 2, 3 E 4 DO THEMEN 2)
Caracteres e personalidade: descrever personagens, impressão subjetiva, vestir-se, tolerância e preconceitos. Gramática: artigo, adjetivo e substantivo.
Sistema educacional e profissão: profissões de sonho, satisfação com o trabalho, sistema escolar alemão, escolha de carreira, busca de trabalho e currículo. Gramática: verbos modais no pretérito e oração subordinada.
Programa de televisão: Informações pelo rádio. Músicas tradicionais e populares. Artistas de rua. Gramática: verbos reflexivos e conjuntivo II.
Indústria, trabalho e economia: comparar marcas e modelos de carros. Resolver problemas acerca do carro. Produção automotiva. Profissões acerca do automóvel. Trabalho em turno. Gramática: Comparações, o uso do passivo.

Objetivos principais:Neste nível o aluno chega à fluência na leitura. Pronuncia corretamente palavras novas. Exprime suas preferências, verbaliza comparações e formula frases de estruturas simples a serem entendidas pelo Alemão nativo. O domínio do vocabulário e da gramática é suficiente para virar-se como turista. Neste curso o aluno está familiarizado com métodos autodidáticos e preparado para futuros estudos por conta própria. No final destes módulos o aluno está no nível internacional A1, estabelecido pelo Conselho europeu.


•    MÓDULO VI: (LIÇÕES 5, 6, 7, 8, 9 E 10 DO THEMEN 2)
Ementa: Utilização das aquisições linguístico-culturais no estudo contrastivo da língua, através de tradução/ versão de textos e aperfeiçoamento gramatical, contemplando a formação técnica necessária do futuro leitor e redator. A consolidação do estudo das estruturas simples da Língua Alemã I, II, III , IV e V(como Língua da segunda opção) em seus aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais, fonológicos e pragmáticos, desenvolvendo habilidades compreensão e expressão oral e escrita. Tanto como a introdução ao estudo das estruturas complexas da Língua Alemã II (como Língua da segunda opção) em seus aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais, fonológicos e pragmáticos, desenvolvendo habilidades compreensão e expressão oral e escrita.

Objetivos principais: Aperfeiçoamento geral das habilidades e competências em relação aos conteúdos prévios.

Listar Todas Voltar