Português - Práticas de Escrita em Redação Modelo ENEM | Letras CL
Português - Práticas de Escrita em Redação Modelo Enem

Português - Práticas de Escrita em Redação Modelo ENEM

NOME DA DISCIPLINA: PRÁTICAS DE ESCRITA EM REDAÇÃO MODELO ENEM

PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Erick Sousa Lima

SUPERVISOR: Marco Antônio Almeida Ruiz

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 horas/aula

TURMA: sábado (08:00-11:40) on-line

SEMESTRE/ANO: 2°/2025

VAGAS: 30

INÍCIO: 30/08/2025 TÉRMINO: 08/11/2025

PERÍODO DE MATRÍCULA: 28/07 a 22/08 

PORTAL DE MATRÍCULA: clique aqui

 

I. OBJETIVOS:
1.2 GERAL: Possibilitar aos alunos o domínio da modalidade de escrita em redação dissertativa-argumentativa modelo ENEM, desenvolvendo sua capacidade de compreensão, interpretação e produção do gênero, além das habilidades de argumentação e criatividade;

1.3 ESPECÍFICOS:
● Analisar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo exigido pelo ENEM.
● Identificar as cinco competências avaliadas na redação do ENEM.
● Desenvolver a habilidade de selecionar, organizar e relacionar informações para construir argumentos.
● Dominar o uso de conectivos e articuladores textuais para garantir a coesão e coerência do texto.
● Dominar o uso da norma padrão da língua portuguesa.
● Elaborar uma tese clara e consistente.
● Desenvolver a capacidade de sustentar a tese com argumentos relevantes e convincentes.
● Estimular a capacidade de pensar de forma original e criativa sobre os temas propostos.
● Incentivar a busca por repertório sociocultural diversificado.
● Revisar e aprimorar os próprios textos, identificando e corrigindo possíveis erros.
● Elaborar uma proposta de intervenção completa e detalhada.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Argumentação na redação modelo ENEM;
2. Competências da redação ENEM;
3. Mecanismos de coesão textual;
4. Mecanismos de coerência textual;
5. Introdução, desenvolvimento e proposta de intervenção;
6. Discussão de repertório sociocultural;
7. Aspectos gramaticais recorrentes das produções textuais dos alunos.

III. METODOLOGIA:
Aulas expositivas-dialogadas, produção de texto modelo ENEM, debates em grupo.

IV- AVALIAÇÃO:
Como avaliação, serão propostas atividades de escrita e reescrita da redação modelo ENEM ao longo do período, além de outras atividades a serem feitas em sala de aula, como debates em grupo.

V – BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRASIL, INEP — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira/DAEB — Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Redação no Enem 2024 - Cartilha do Participante. Ministério da Educação. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/a-redacao-do-enem-cartilha-do-a-participante. Acesso em: 30 mai. 2025.
FÁVERO, L. L.. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 2000.
FIORIN, J. L. & SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1999.
GERALDI, J. W (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, I. V.; ELIAS. V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2022.
OLIVEIRA, A. R. et. al. Redação do ENEM: O que é? Como se faz? [recurso eletrônico]. Ouro Branco: Instituto Federal de Minas Gerais, 2021. p.115.

VI - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ABREU, Antônio Soárez. A arte de argumentar. 8 ed. Cotia – SP: Ateliê Editorial, 2005.
ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUE, Antonio. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CITELLI, A. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MEDEIROS, João Bosco. Português instrumental. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.