
Português - Escrita Acadêmica, Leitura e Produção de Sentidos
NOME DA DISCIPLINA: ESCRITA ACADÊMICA, LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
PROFESSOR ESTAGIÁRIO: Luis Felippe Soares de Carvalho
SUPERVISOR: Marco Antonio Almeida Ruiz
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 horas/aula
TURMA: sábado (08:00-11:40) Presencial - Sala 73 Bloco Bernardo Elis/ FL/ UFG
SEMESTRE/ANO: 2°/2025
VAGAS: 30
INÍCIO: 30/08/2025 TÉRMINO: 08/11/2025
PERÍODO DE MATRÍCULA: 28/07 a 22/08
PORTAL DE MATRÍCULA: clique aqui
EMENTA: Conceito de língua e linguagem. Modalidade oral e escrita. Expressão linguística. Sintaxe e Semântica. Texto e textualidade. Mecanismos de construção textual.
Leitura, interpretação, compreensão e produção de textos na universidade.
1. OBJETIVOS:
1.2 Geral: Criar condições para que os alunos desenvolvam a capacidade de ler, interpretar e produzir textos referentes aos gêneros correntes no universo acadêmico, compreender e analisar tais textos em diferentes suportes e materialidades, fomentando o aspecto crítico em sua produção. Desse modo, o exercício do senso crítico será mote de reflexão, envolvendo os critérios de textualização na produção textual e adequação da linguagem verbal escrita pelos meios de comunicação, salientando os aspectos da recepção, leitura, produção e interpretação de textos teórico científicos.
1.3 Específicos:
• Discutir conceitos-base de língua, linguagem, texto e discurso.
• Possibilitar a conscientização dos alunos sobre a importância da formulação e circulação do texto em diferentes suportes e materialidades.
• Reconhecer os critérios de textualização: coesão, coerência, informatividade, situacionalidade, aceitabilidade, intencionalidade, intertextualidade.
• Apresentar os principais gêneros textuais e discursivos que constituem a produção acadêmica a fim de reconhecer suas características quanto à composição, conteúdo e estilo.
• Buscar o desenvolvimento da capacidade de leitura como fonte de conhecimento, cultura e ampliação das formas de pensamento e raciocínio, incentivando os alunos a assumirem um posicionamento crítico e consciente diante dos textos.
• Promover exercícios de leitura, compreensão e interpretação de textos teórico científicos.
• Exercitar a escrita e reescrita que estimulem o desenvolvimento do senso crítico, argumentatividade e familiaridade com a produção acadêmica.
2. CONTEUDO PROGRAMÁTICO:
1. Conceitos-base: língua e linguagem e suas relações com a produção textual.
2. Noções de texto e discurso: as materialidades para a produção textual.
3. Texto: formulação e circulação.
4. Leitura e interpretação: aspectos para a produção textual.
5. Leitura ativa: concepções de texto e condições de textualidade: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade;
6. Estratégias empregadas na leitura e na produção de textos.
7. Habilidades de resumir, parafrasear, inferir, argumentar.
8. Gêneros textuais e discursivos acadêmicos: fichamento, projeto/plano de trabalho, resumo expandido, artigo científico, resenha etc;
9. Tipos de pesquisas em âmbito acadêmico;
10. Análise, síntese e esquematização em textos acadêmicos.
3. METODOLOGIA:
Aulas expositivas-dialogadas, leituras dirigidas, leituras complementares, exercícios, produção de texto de variados gêneros referentes ao contexto acadêmico.
4. AVALIAÇÃO:
No decorrer do semestre, serão aplicadas atividades avaliativas de produção textual referentes aos gêneros discutidos em sala. A média final será o resultado da soma das notas obtidas dividido pelo respectivo número de atividades avaliativas propostas. A participação nas discussões promovidas em sala no decorrer do curso também irão compor o sistema de notas.
5 – BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar, Contexto, 2011.
MARCUSCHI, L. Produção textual, gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MOTA-ROTH, D.; HENDGES, G.. Produção textual na universidade, Parábola, 2010.
6 - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALVES, M. F.; MOURA, L. O. B. M. A escrita de artigo acadêmico na universidade: autoria x plágio. Ilha do Desterro, v. 69, n. 3, p. 077-093, Florianópolis, set./dez. 2016.
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.
BECHARA, E. Ensino de gramática. Opressão? Liberdade? São Paulo: Ática, 1987.
CRUZ, R. O mal-estar na escrita acadêmica: um problema político. São Paulo: Parábola, 2024.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2016.
FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2001.
GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo: Ática, 1999.
KOCH, I. V. A coerência textual. São Paulo: Editora Contexto, 2003.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Editora Contexto, 2002.
ORLANDI, E. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007.
ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2012.
ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (orgs.). Discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
POSSENTI, S. Indícios de autoria. Perspectiva, Florianópolis, v. 1, n. 01, p. 105-124, jan./jun. 2002.
POSSENTI, S. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola? Campinas- SP: Mercado de Letras. Associação de Leitura no Brasil, 1996.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.