Conteúdo para Exame de Nível Alemão

Conteúdo para exame de nível Alemão 2 - Livro THEMEN AKTUELL 1

Ler e pronunciar: o alfabeto - fonética e particularidades da língua alemã. Os números cardinais e operações matemáticas básicas. Técnicas de cumprimentar, apresentar-se e soletrar nomes. Telefonema simples, comunicação de números de telefone e de dados pessoais. Elaboração de um minicurrículo, indicando profissão, estado civil e atividades de preferidas. Questões simples usando: quem, qual, onde, de onde, para onde, etc.
Objetivos principais:
Capacitar o aluno adulto brasileiro e sem conhecimentos, com noções da pronúncia do Alemão. Obter informações sobre a Alemanha, a Áustria e a Suíça, onde o idioma materno é Alemão. Adicionalmente, desinibir o aluno diante de um idioma estrangeiro, principalmente durante conversação em voz alta, possibilitando com isso que o mesmo vença os impedimentos naturais durante os primeiros contatos com povos e hábitos estrangeiros.

Conteúdo para exame de nível Alemão 3 - Livro THEMEN AKTUELL 1

Objetos dentro da casa: denominar e descrever os objetos do nosso ambiente. Entender e anotar valores durante um processo de compra. Corrigir afirmações e aplicação da negação. Comer e beber: descrever hábitos de alimentação. Comportamentos no restaurante. Elogios e reclamações na mesa. Fazer compras no supermercado e na feira. Lazer e passatempos: ler placas de aviso, pedir informações, marcar encontros e escrever cartão postal. Informar a hora.
Objetivos principais:
O aluno é introduzido à linguagem funcional e básica do dia-a-dia. Introdução à cultura e comida alemã. Elaboração das diferenças entre hábitos brasileiros e alemães. Frases de estrutura simples e inteiramente no presente. Substantivos usados no singular e plural com os devidos artigos e casos (nominativo e acusativo). Treinar o aluno para ler, entender e selecionar informações, faladas e escritas.

Conteúdo para exame de nível Alemão 4 - Livro THEMEN AKTUELL 1

Habitação: situação de alugar um apartamento, a compra de um móvel, cumprir normas de condomínio. Gramática: objeto no acusativo e preposições in, an, auf. Uso de verbos modais.
Saúde e o corpo humano: partes do corpo humano, denominar doenças, visita ao médico, relato de acidente. Gramática: passado perfeito e formar o particípio imperativo.
Histórias: contar o que passou no dia, um artigo do jornal, relato cronológico do dia. Gramática: formas do passado, perfeito e pretérito e pronomes pessoais no acusativo.
Objetivos principais:
Os alunos já têm conhecimentos dos números e datas falados em alemão e uma noção da pronuncia da língua alemã. Nesta unidade são treinadas as habilidades de construir frases completas de estrutura simples. Aprender a relatar uma história acontecida no seu dia-a-dia. Aprender articular-se, indicando uma necessidade pessoal. Continuar uma ilustração das particularidades geográficas e sociais do povo alemão, seus hábitos e comportamentos. Também em destaque: identificar as diferenças entre hábitos brasileiros e alemães. O aluno é treinado no uso do passado.

Conteúdo para exame de nível Alemão 5 - Livro THEMEN AKTUELL 1

Navegação na cidade: descrever o caminho dentro da cidade; conhecer algumas cidades alemãs, programas turísticos e mudanças em Berlin.
Fazer compras e dar presentes: expressar desejos, fazer, aceitar e recusar propostas de presentes, escrever convites. Gramática: dativo; comparativo e superlativo.
Língua e cultura alemã: fazer indicações biográficas e geográficas, assim como, perguntar o caminho. Gramática: Genitivo.
 Objetivos principais:
Essa unidade deve fornecer mais segurança em orientar e comunicar-se como turista no exterior, quebrando barreiras do idioma. O aluno domina a estrutura da oração simples e perguntas. Incentivar o aluno a usar os substantivos em todos os quatro casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo. Incentivar à redação de próprios textos, incluindo as formas do passado, no perfeito ou pretérito. Treinar a participar em diálogos típicos na vida social: entre amigos, colegas de trabalho e chefia.